top of page

11 dicas valiosas para comprar em liquidações

"Diga-me o que tu compras, que direi quem tu és!"

Ai se essa frase fosse verdade! Muitas de nós, mulheres, estaríamos perdidas!

Principalmente na época de liquidações.

Tradução: Porque quando eu compro, o mundo fica melhor.

A palavra "liquidação" por si só já ativa uma parte do nosso cérebro que nos impulsiona a comprar. Isso foi comprovado em inúmeras pesquisas e até mesmo a pessoa mais controlada deste mundo já comprou algo porque estava em promoção e depois se arrependeu.

Para te ajudar a controlar seus impulsos e reduzir ao máximo seus arrependimentos, separei 11 dicas que te ensinará como comprar em liquidações.

DICA 1 _ Conheça seu corpo e seus estilos

Tá bom! Sempre falo sobre isso né?! Mas olha, faz uma diferença enorme comprar roupas conhecendo a nossa silhueta e sabendo exatamente o que queremos evidenciar e o que queremos disfarçar. Muitas vezes compramos uma peça porque achamos ela bonita, mas quando chegamos em casa, não conseguimos usar e não entendemos o motivo.

Pode ter certeza, esta peça não valoriza seu corpo e por isso você não consegue usá-la.

DICA 2 _ Faça uma revisão em seu guarda roupa

Já cansei de abrir o guarda roupa das minhas clientes e encontrar várias peças iguais.

A justificativa é sempre a mesma: "ah comprei essa aqui porque não lembrava que tinha aquela ali". Então olha, para não acontecer o mesmo com você, aproveite a época das liquidações para revisar seu guarda-roupa. Avalie as peças que já possui e veja se sente falta de alguma coisa.

Dica 3 _ Monte uma lista de compras

Coloque em uma lista todas as peças que você sentiu falta no seu guarda roupa e que poderá complementar os looks no dia a dia.

DICA EXTRA: No meu curso on line Guarda Roupa Sem Conflito te ensino a conhecer a sua silhueta, as roupas que representam seu estilo e sua rotina. Também te ajudo a revisar seu guarda roupa e te dou dicas valiosas de como comprar mais consciente. Clique aqui para conhecer o curso.

Dica 4 _ Essa é hora de comprar aquela peça que você já estava paquerando!

Que tal incluir na sua lista de compra aquela peça que você está querendo faz tempo?

Anote também todas as peças desejos que você gostaria de ter em seu guarda roupa, colocando na lista você se lembrará de procurá-las na hora que estiver nas lojas.

Dica 5 _ Tenha um orçamento

Pior do que comprar a roupa errada, é comprar mais do que pode pagar!

Já se programe ao longo do ano para ter uma reserva $$$ nos dois períodos de liquidação das lojas (Janeiro/Fevereiro e Junho/Julho) e anote em sua lista de compras o seu limite de orçamento. No dia que sair às compras se mantenha fiel a este limite!

Dica 6_ Evite o shopping nos dias em que estiver deprimida.

Parece bobeira, mas não é! Escolha um dia em que você esteja com paciência, com tempo e de bom humor para garimpar nas liquidações.

Se estiver com pressa não fará as escolhas certas. Se estiver deprimida provavelmente fará "shopping terapia"e comprará muito mais do que realmente precisa.

Dica 7 _ Pesquise as melhores lojas e os melhores preços

Não tenha medo de entrar nas lojas mais bacanas do shopping. Essa é a hora de garimpar nas marcas que você não costuma comprar normalmente. Entre, olhe as araras, escolha as peças que estão na sua lista e vá experimentar. Não existe nada de errado em provar e não levar.

Dica 8 _ Experimente tudo antes de comprar

Não caia no "tenho certeza que vai servir", eu mesma já fiz isso algumas vezes e me arrependi. Então experimente todas as peças antes de comprar. Veja como ela cai no seu corpo, se ela te impede de realizar algum movimento, sinta o tecido. Minha sugestão é que você saia do provador e olhe no espelho de fora ou peça para a vendedora fotografar. Observar a roupa no seu corpo será fundamental para fazer boas compras.

DICA EXTRA: para experimentar as partes de baixo (calça, saia ou shorts) pegue uma t-shirt básica na loja de cor neutra. Ou se preferir já saia de casa vestida com uma.

Dica 9 _ Observe o acabamento da peça

Ainda no provador, aproveite para olhar o avesso das peças. Observe se as costuras estão bem feitas, se não tem nenhum furo ou fio puxado. Teste os zíperes e todos os botões.

Se estiver comprando um sapato, experimente os dois pés e repare se estão iguais, se não há resíduo de cola, algum risco ou amassado.

Dica 10 _ Não compre só porque está barato

Sabemos que quanto menor é o preço, maior é a nossa vontade de levar.

Mas não podemos comprar só porque está barato, precisamos realmente pensar se essa peça irá complementar o nosso guarda roupa. Pense nas seguintes perguntas: você está realmente precisando dela? Ela está na sua listinha de compras? Ela combina com as outras peças que você tem em casa? E por último, avalie quantas vezes você usará esta peça, é isso que chamamos de "custo x benefício". Uma peça barata usada apenas uma vez, passa a ser cara.

Dica 11 _ Separe as peças que mais gostou e vá dar mais uma voltinha no shopping.

Depois de ter aplicado todos os pontos acima, tenho certeza que você estará com as peças bem garimpadas e ideais para você. Mas minha dica aqui é: não compre ainda!

Fotografe as peças que você gostou com os preços aparecendo, peça para a vendedora deixar separado e vá dar mais uma voltinha no shopping. Entre em outras lojas, pesquise mais um pouco, se já tiver separado peças em 2 ou 3 lojas, então sente em um café e faça a soma das peças escolhidas. Veja se cabe no seu orçamento definido e se realmente precisa de todas essas peças. Depois dessa reflexão volte nas lojas para fechar a compra com as peças que realmente levará.

Se seguir essas dicas será muito mais fácil para você comprar em liquidações de forma inteligente e consciente do que está comprando.

Me conte se eu te ajudei com essas dicas.

Um beijo e até o próximo post.

Cíntia Cortez

Me conte o que você achou deste post, coloque aqui embaixo seu comentário.

bottom of page